Pedagogia: MEC

Fonte: Site do Mec ( Ministério da Educação )
www.mec.gov.br

Os pais e responsáveis têm o direito de acompanhar a educação de seus filhos. Participar ativamente da vida escolar das crianças interfere positivamente na qualidade do ensino. Veja algumas recomendações que podem melhorar a relação ensino-aprendizagem e garantir o sucesso de seu filho na escola:

Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola

  • A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?
  • O alvará sanitário está afixado em lugar visível?
  • A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?
  • Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?
  • Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?
  • Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?
  • A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?
  • Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno?
  • As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério?
  • Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de:
    • 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?
    • 15 crianças de 3 anos?
    • 20 crianças de 4 até 6 anos?
  • A instituição tem procedimentos preestabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes?
  • As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranquilos, com acústica que permite uma boa comunicação?
  • O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?
  • A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?

O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil

  • Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.
  • Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.
  • Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.
  • Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição: 
  • que músicas cantou ou ouviu;
  • quais brincadeiras aconteceram;
  • que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;
  • qual livro a professora leu;
  • que história a professora contou;
  • o que ela está aprendendo, entre outras.

O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil

Observe  o  comportamento  da  criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).

Observe  as reações  da  criança  ao  ver   seus  colegas,  isso  pode demonstrar como está a relação com a turma.

Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

Observe diária  e  atentamente  enquanto  estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.